sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MURAL DE RECADOS

30 comentários:

Cecília Helena disse...

Este espaço está reservado para que possamos socializar as nossas experiência com o uso dos recursos da Web na escola e/ou na sala de aula.

Cina disse...

Não tenho essa experiencia con o uso de recursos na sala de aula, mas acompanho o dia a dia da escola e acredito que o uso de recursos da internet, cria a oportunidade do professor ter nas mãos soluções no momento exato da aula ou quando surgem dúvidas. Isso estimulará o aluno à pesquisa e o adaptará à realidade atual e com o uso das ferramentas de aprendizagem a sala de aula torna um canal de comunicação onde interagem aluno x professor e aluno x mundo, tal a diversidade de acessos e comunicações.

Helena Maria disse...

Nao estou em sala, mas posso dizer q os recursos tecnológico ajudam os professores a desenvolverem suas aulas com mais criatividades e de forma significativas.

Elizabeth disse...

Visa estimular a criar um blog para Escola, Professor e aluno, à levar para sala de aula estas ferreamentas de aprendizagens como canal de comunicação onde possa interagir aluno x professor x tecnologia.

Avenir disse...

Parece que não dá mais para imaginar a vida sem as tecnologias da informação e comunicação – TICs - na educação. Mas, devemos ter o cuidado de só levar a tecnologia para a turma se ela estiver a serviço da aprendizagem dos conteúdos e habilidades de cada área ou disciplina e nunca para preencher o tempo, com jogos que só entretêm os alunos e os vídeos que apenas cobrem “buracos” no planejamento.

Divina Pereira de Oliveira disse...

Não tenho esta experiencia com uso de recursos tecnologicos, mas acompanho o dia a dia da escola e professor e acredito que o uso destes recursos da internet, cria oportunidade no momento exato quando sugem duvidas. Torna o canal de comunicação.

Cilêde disse...

Oi pessoal...
A semana passada realizei uma série de atividades com uma turma de 2º ano, dentre elas lemos um gibi on line... Nossa foi demias as crianças adoraram o recurso, me perguntar que dia " vamos ler virtualmente?" achei o máximo o interesse deles.

Cecília Helena disse...

Olá Cilêde! Muito bom o seu depoimento!
Só faltou vc nos passar o site q utilizou e detalhar melhor: em qual disciplina, o assunto ou conteúdo q explorou, etc.
Pois o objetivo desse espaço é exatamente esse, de trocarmos experiências concretas para q possamos aprender juntos.

Bjs

Madalena disse...

Gosto muito de utilizar os recursos da Internet em sala de aula, sempre que tenho um tema gerador, peço aos meus alunos para pequisar sobre o assunto, bem para aprofundar seus conhecimentos sobre aquilo que estamos ou vamos estudar.Ela veio para nos auxiliar, mas não podemos rotulá-la como o único recurso disponível, é importante a pesquisa em livros com leituras periódicas

Nilva Flugge disse...

Tenho experiências com os recursos tecnológicos no trabalho que desenvolvo, em casa com os filhos referente a pesquisa e no acompanhamento as unidades escolares. Mas na sala de aula como professora não, contudo tenho certeza que os recursos da internet é uma metodologia muito boa para os alunos, pois a WEB é uma ferramenta pedagógica que apresenta uma deversidade de conteudos enriquecedor para o ensino aprendizagem.

Célia Maria disse...

O plano de aula que postei foi parte de um projeto que estamos executando como dinamizadoras em parceria com os professores das disciplinas afins. Eu postei o plano referente a disciplina de história que é a área que trabalho. Está sendo uma experiência simples e boa de ser desenvolvida. Onde não fugimos ao conteúdo curricular, mas inovamos a forma de se trabalhar. Abraços a todos!

Cilêde disse...

Oi Colegas...
Vim compartilhar com vocês os detalhes do recurso que utilizei.
A disciplina na verdade não era minha, mas sim um projeto que estava desenvolvendo quando o professor “falta” é como mágico, coordenador tem sempre que ter uma carta na manga, então explorei um aparte do projeto (mini) que é conhecer com os alunos a diversidade textual, então trabalhamos na sala de aula, com um tema, nesse caso foi –meio ambiente- sub tema: Água, depois de ler textos variados , levei os alunos para fazer a leitura on line- primeiro expliquei que o gênero do texto seria o Gibi, depois que iríamos fazer a leitura no computados. Vocês podem conferir o material Gibi -On line Turma da Mônica - Água boa pra beber
Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/pag11.htm
Por enquanto é isso.. quando tiver mais um tempinho vou colocar o projeto no blog.

Anônimo disse...

Tenho algumas dificuldades em trabalhar com os professores da minha escola porém utilizo os recursos com meus alunos e os frutos são muito bons

Anônimo disse...

Olá colegas!!!
Realizei uma atividade com duas turmas de 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Gabriel José de Moura do Turno Noturno com o Tema: VERMES, pesquisamos on line como seria o procedimento de dessecagem de animais. O verme estudado foi a minhoca, dessecamos e foi o maximo, os alunos adoraram colocar em pratica com o uso da internet e tambem a pratica da teoria assistida.

Anônimo disse...

Trabalhei com um blog com o Laboratório como ação do Projeto - "Pé no freio da corrupção:aprendendo e semeando a honestidade" Criei um blog disponibilizado em: http://projetocorrupcaoembn.blogspot.com
Nele os alunos puderam contribuir com respostas para a frase: Corrupção - O que eu tenho a ver com isso?
Nosso projeto foi premiado com o primeiro lugar num concurso idealizado pelo Promotor de Uruana entre todas as escolas do município a partir da campanha nacional - O que você tem a ver com a corrupção?

João disse...

Quero enviar videos de como criar blog, que usei com meus alunops é 10! mas não sei como anexar aqui nesse espaço. Como coloco um vídeo aqui?

Edileuza Maria disse...

Mesmo não estando em sala de aula, acompanho de perto muitas escolas e vejo as mídias e as tecnologias como grande aliadas dos professores, afinal nossos alunos estão em constante contato com a informação digital e é preciso a saber usar esses recursos para dinamizar as aulas e aumentar o interesse dos alunos e até contar com tudo que eles aprendem com a internet.
Beijos galerinha do bem.

Flávia disse...

Fiz o planejamento com os recursos da Web e e o esboço da minha escola e não consegui postar. Devido ao acompanhamento de tratamento médio do meu filho; ás vezes não consigo acompanhar; mas, quero que reveja minha pontuação pois, na medida do possível estou comparecendo e fazendo as atividades; e se possível que veja depois.Pois estou aprendendo bastante e quero terminar o curso.

celma disse...

Olá Cecília, desculpe o atraso, mas estou acompanhando as atividades, que por sinal são ótimas, ricas em aprendizado. Parabéns. Aquele professor que realmente por em prática, fará excelente trabalho com o corpo discente.
Um forte abraço

Regina Damásio disse...

Sempre procuro inserir em meus planos e projetos recursos tecnólogicos,ainda incentivo essa prática no cotidiano da escola em que trabalho como Dinamizadora de Tecnologias Interativas a Educação.
Vejo que essa prática enriquece e estimula a aprendizagem.
Ainda lembrando que as tecnologias fazem parte de nossas vidas, ela esta presente nessa era tecnologica em que vivemos.
Então na minha prática escolar já tenho como rotina essa prática.

NILVA disse...

Os recursos da Web são fundamentais no processo de aprendizagem, como dinamizadora participo de vários projetos, entre eles, participei na disciplina de Artes, no qual auxiliei os alunos na pesquisa em diversos sites sobre os principais pintores e suas obras artes, foi demais, os alunos ficaram surpresos com o resultado, e perceberam que a internet não é só diversão,mas também é um ótimo recurso de aprendizagem significativa.

NILVA disse...

Cecília desculpa o atraso, pois praticamente tinha desistido do curso, mas resolvi tentar. Espero sua compreensão.

Sônia Maria da Luz Silveira e Souza disse...

Desde o ano passado criei um blog com os alunos e este ano pretendo retomar e dar continuidade com esse trabalho. Foi desgastante, dificil e trabalhoso,pois so temos dez máquinas no laboratório, assim o trabalho fica lento, mas valeu a pena e os alunos adoraram. Com as atividades do mod 3 tive dificuldade e não conseguir inserir o link do esboço e do blog da escola,não seio que aconteceu

João disse...

Jesus amado, melhor que tics para melhorar as aulas só ganhar na mega sena. Gosto muito de aulas cor recursos eletrônicos, um bom filme, para explorar tempo, espaço, enredo, personagem principal, secundários,...
Para explicar biologia temos vídeos riquíssimos sobre vermes, inclusive mostrando os mesmos no interior do intestino, veja no you tube. è tudo de bom.

João disse...

Quer mais um motivo para ver meus elogios ao uso das tics, veja o blog da nossa igreja. acesse:
www.ipbjussara.webnode.com.br
veja os vídeos as fotos e as músicas da rádio, veja a comunicação via recados! é muito bom!!!

wilma disse...

O Plano de aula que postei,faz parte de um projeto que trabalho com as turmas do 1º ano "English an International Language".
Empregando os recursos da web, pois são fundamentais no processo de aprendizagem, pois vivemos na era digital.Como dinamizadora tenho participado de vários projetos na escola.

wilma disse...

Cecilia as atividades deste curso são excelentes,ricas em aprendizado.
Se Deus quizer esforcarei por em prática o que aprendi e enriquecer meu trabalho com o corpo docente e discente da escola.

Carmem Valeria disse...

Cecilia, tudo bem?
Estou trabalhando com os alunos do 8 e 9 ano, o tema: Desmatamento", os alunos leram algumas charges e agora estão construindo as suas, eles estão adorando, mas a maior dificuldade e a quantidade de máquinas, são apenas 10, o processo se torna lento,mas estamos indo bem.

wilma disse...

Caros colegas aprendi muito com as ricas experiências de vocês. T,enho pouco tempo que estou atuando no laboratório e ainda não tinha participado de nenhuma capacitação específica para dinamizador, estava muito precisando de uma troca de experiências como esta foi muito bom conviver com vocês estes meses,espero poder contar com vocês de agora em diante, quando vocês descobrir algumas outras novidades enriquecedoras do nosso trabalho lembre de mim meu endereço é:
wilmalves1@hotmail.com

Egildo Vicente disse...

Embora não tenhamos internet na escola, utilizo muito dos recursos da internet em casa, sei que tambem estou um pouco atrazado nas minhas postagens com o curso, mas antes tarde do que nunca. Mas procuro dentre de nossas condições de ensino/aprendizagem digital, esta introduzindo junto aos alunos de melhor forma possível o acesso a inclusão digital.